denervaçao do epicondilo lateral para o tratamento da epicondilite lateral cronica
TEMA:
Mão
FORMATO DE APRESENTAÇÃO:
Apresentação Oral
PALAVRAS-CHAVE:
A epicondilite lateral é um processo crônico e degenerativo com varias opções de tratamento na literatura. Existem opções cirurgicas apos falha do tratamento conservador , usual tentado após 6 meses - 1 ano . Tenotomia percutanea, ressecção do tecido angiofibroblastico + reinserção tendinosa e debridamento artroscopico são as opções mais conhecidas. Há poucos relatos com relação `a tratamento por denervação do epicondilo lateral , sendo o mais recente em 2013 por Rose e Delon -JHS am 2013;38(2):344-49, o qual avalia 30 cotovelos com bom resultado , técnica simples e reprodutível .
De 2013 a 2016 , avaliamos retrospectivamente 17 pacientes operados por esta técnica que consiste primeiramente em se fazer um teste anestestico ( aplica-se xilocaina 2% 5 ml subcutaneo a subfascial à 4 cm do epicondilo lateral , com alvo sobre e ramo posterior do cutaneo posterior do anteraço - que vai inervar o epicondilo lateral seletivamente) e ,se este teste é positivo , ou seja se a dor melhorar, realiza-se a neurectomia deste nervo e seus respectivos ramos ( 1 a 3 ramos) . Técnica rapida , com custo muito baixo , podendo -se realizada como "wide awake procedure".
Dos 17 , conseguiu-se contato com 12 pacientes , com avaliação DASH e escala analogica de dor 30 dias antes e 90 dias apos o procedimento. Obteve -se melhora signficativa em 75% destes, com media de redução do EVA 7,58 pre op para a 4,2 pos op e DASH medio de 78,7 no pre operatorio a 28,9 no pos operatorio.
Desta forma entendemos ser trabalho importante em literatura nacional e que mesmo em literatura mundial há poucos trabalhos sobre esta técnica, apesar de muitos sobre outras . Devido a ser uma patologia cronica, e de que nenhum tratamento cirurgico garantir resolutibilidade completa, a melhora importante em 3/4 dos casos ( tendo em vista litgio trabalhista e outras questões relacionadas ) , com tecnica simples, de baixo custo e reprodutivel nos leva a uma boa opção a ser considerada no arsenal terapeutico desta patologia.