Comparação entre DN4 e DN4-interview para identificação de dor neuropática após cirurgia de fraturas
TEMA:
Dor
FORMATO DE APRESENTAÇÃO:
Apresentação Oral
PALAVRAS-CHAVE:
Palavras-chaves: Dor neuropática, entrevista por telefone, fixação interna de fraturas, cirurgia.
Introdução: A dor neuropática surge de uma lesão ou doença que afeta o sistema somatossensorial. Ferramentas de rápida execução e alta sensibilidade para detecção de dor neuropática, presenciais ou não, são viáveis para uma construção detalhada da epidemiologia, como para uma escolha adequada das intervenções terapêuticas e definição de prognóstico.
Objetivos: Comparar os resultados obtidos por meio do questionário DN4 com os do DN4i aplicado via telefone para identificação de dor neuropática após cirurgia de fraturas.
Materiais e Métodos: Estudo metodológico com aplicação de questionário presencialmente (DN4) e por telefone (DN4i) a pacientes submetidos à cirurgia de fraturas em um hospital universitário no período de janeiro de 2017 a julho de 2020.
Resultados: Dos 53 participantes, 50 tiveram o mesmo resultado para a triagem de dor neuropática comparando-se o DN4 ao DN4i, sendo 41 com escore positivo para dor neuropática e 12 com escore negativo. O coeficiente de confiança de Pearson e o coeficiente Kappa foram de r=0,84.
Discussão: Os resultados indicam que o uso telefônico do DN4i é uma ferramenta altamente prática e sensível para detecção de dor neuropática.
Conclusão e Apoio Financeiro: A aplicação do DN4i por telefone é uma ferramenta bastante prática pela sua rápida aplicação e alta sensibilidade na detecção da dor neuropática, podendo ser utilizada para construção detalhada da epidemiologia e etiologia, escolha adequada das intervenções terapêuticas e definição do prognóstico, auxiliando e direcionando os profissionais de saúde na tomada de decisão.