Avaliação funcional dos pacientes submetidos a tratamento cirúrgico do condroblastoma epifisário
TEMA:
Osteometabólica
FORMATO DE APRESENTAÇÃO:
Apresentação Oral
PALAVRAS-CHAVE:
Condroblastoma, Tumor Ósseo
O condroblastoma é um tumor raro e benigno, algumas vezes de comportamento mais agressivo, representado por células de linhagem cartilaginosa. O tratamento cirúrgico, com curetagem ou ressecção é a a forma de tratamento mais empregada.1 - 4
O objetivo deste estudo foi realizar uma avaliação dos resultados funcionais obtidos com o tratamento cirúrgico do condroblastoma nos pacientes tratados em nosso Serviço.
Foi realizado um estudo transversal de avaliação funcional. Os pacientes responderam a dados epidemiológicos e foram avaliados clinica e radiologicamente quanto à função motora após o tratamento cirúrgico.
Seis pacientes (quatro meninos e duas meninas) com idade média de 14 anos participaram desta investigação. O Tempo médio de seguimento foi de 30 meses. Todos os tumores foram considerados agressivos e comprometiam um mínimo de 51 a um máximo de 78% da totalidade da epífise.
Cinco dos seis pacientes (83,3%) recuperaram o arco de movimento total esperado para a articulação acometida. O percentual de acometimento da epífise nos pacientes tratados cirurgicamente não apresentou correlação estatística em determinar diminuição da função ou variação do espaço articular (p=0,822).
Concluimos que condroblastoma epifisário apresenta bons resultados funcionais quando tratado cirurgicamente.