ARTRODESE ARTROSCÓPICA DO HALUX COM FIXAÇÃO COM 02 PARAFUSOS PARALELOS ANTERÓGRADOS
TEMA:
Pé e Tornozelo
FORMATO DE APRESENTAÇÃO:
Apresentação Oral
PALAVRAS-CHAVE:
OBJETIVO: Apresentar a técnica e resultados de artrodese artroscópica do halux e fixação com 02 parafusos paralelos anterógrados, do I metatarso para a base da falange proximal.
MATERIAL: 08 pacientes operados de janeiro de 2019 a dezembro de 2020; média de 09 meses. A idade variou de 44 anos e 07 meses a 72 anos e com média de 54 anos e 04 meses.
MÉTODOS: Todos os pacientes foram operados pela técnica artroscópica com portais dorsais (medial e lateral ao tendão extensor longo do halux) e em 03 pacientes foi associado um portal acessório medial. Em 06 pacientes foi utilizado tração transesquelética do halux com fio de Steinmann de 2,5 mm.
RESULTADOS: Os pacientes foram avaliados com 01, 02, 04 e 06 semanas e posteriormente com 03 meses e final com 06 meses. Na avaliação final, apresentaram fusão total pela técnica artroscópica e a fixação descrita com os dois parafusos paralelos, em sentido anterógrado, com pontuação média de 88, na avaliação da AOFAS. Inicial era de 42 de média.
CONCLUSÃO: Esta técnica de artrodese do halux por técnica artroscópica com a fixação com 02 parafusos paralelos, em sentido anterógrado mostrou-se bastante satisfatória. A fixação da artrodese do halux normalmente é realizada com 02 parafusos cruzados. O tempo de fusão foi de 09 semanas de média e o índice de satisfação dos pacientes elevada, especialmente quanto às cicatrizes e não ocorrer complicação de pele como deiscência ou cicatrizes hipertróficas. A vantagem que achamos nesta técnica de fixação foi diminuir a incidência de fratura da base da falange proximal do halux, que eventualmente ocorre na fixação com parafusos cruzados.