Análise da presença digital dos cirurgiões de mão do Brasil
TEMA:
Mão
FORMATO DE APRESENTAÇÃO:
Apresentação Oral
PALAVRAS-CHAVE:
INTRODUÇÃO E OBJETIVO
A internet e as redes sociais ganharam espaço significativo nos últimos anos tanto nas relações interpessoais quanto na área da saúde. A telemedicina por exemplo foi legalizada, e a publicidade médica no meio digital cresceu exponencialmente. Diante do exposto, o objetivo do estudo foi analisar a presença dos médicos cirurgiões de mão na internet e mídias sociais, incluindo LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook. E estudar a incidência do uso das redes como instrumento profissional, associando assim o mundo on-line com a medicina contemporânea.
MATERIAL E MÉTODO
Análise demográfica de 657 cirurgiões de mão acerca da sua atuação no meio digital e uma revisão narrativa na plataforma pubmed. O critério de inclusão foi o cadastro no site na Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão no ano de 2020. Foi realizada uma coleta de dados e busca na internet e nas mídias sociais pelo nome do profissional. Os descritores utilizados foram: Redes Sociais, Análise de Rede Social, Médicos.
RESULTADOS
Entre os 657 médicos analisados, 279 são usuários do Instagram e apenas 139 (21,1%) utilizam a rede com objetivo profissional. Na análise de dados foi observado que médicos que possuem Instagram destinado a trabalho também se posicionam profissionalmente em outras redes sociais. Nas demais análises, dos 198 usuários do facebook, 76 atuam de maneira profissional, dos 166 usuários de Linkedin, 131 tem sua conta profissional ativa e em relação ao Twitter, apenas 17 dos 657, apresentaram conta na rede e desses 17, apenas 4 usam como meio para trabalho.
DISCUSSÃO
As mídias sociais se tornaram um instrumento de disseminação de informações em saúde, de interação entre o profissional e seu público, aumentando a conexão e pessoalidade, e de aumento da visibilidade do médico. As pessoas gastam em média três horas por dia em redes sociais e em 2020 o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Pesquisas mostram que 77% dos pacientes realizam buscas por profissionais no meio online.
CONCLUSÃO
Evidenciou-se, então, que boa parte dos médicos analisados não utilizam as mídias sociais com o fito profissional. Considerando esse campo pouco explorado, e com muitos benefícios, sugerimos investimento na área da comunicação e do marketing digital pelos cirurgiões de mão.